Dia do Tiramisù
- Chez Moi by AP
- 18 de mar.
- 3 min de leitura
Celebrado em 21.03, um dos mais famosos doces italianos conquistou seu espaço em diversos lugares do mundo e conta com uma competição mundial que premia novas versões da sobremesa
Criado a partir da combinação harmoniosa entre o café e o chocolate, o nome “tiramisù” provém da expressão italiana “Tirami Su”, que significa “puxa-me para cima” ou “levanta-me”. Foi batizado assim pelo fato dos ingredientes usados em seu preparo terem um alto teor energético: ovos, café, açúcar e queijo mascarpone. Diversas regiões da Itália se consideram criadoras do tiramisù, entre elas a Lombardia, Friuli e Piemonte. Mas, a princípio, a sobremesa é originária da região do Vêneto, especificamente da cidade de Treviso.
Independentemente de onde foi criado, o tiramisù ganhou o mundo e no ano de 2017 a primeira edição do “Tiramisù World Cup” foi celebrada. O evento reuniu confeiteiros de diversos países, que competiram apresentando suas melhores versões. Na edição de 2023 uma grata surpresa: a chef brasileira Patrícia Guerra foi a grande vencedora, garantindo o título de "melhor tiramisù do mundo” para o Brasil!
Em outras partes do globo terrestre o prato também ganhou popularidade. Chegou aos Estados Unidos na década de 80, especialmente entre a proeminente diáspora ítalo-americana de Nova York, e ganhou destaque no filme “Sintonia de Amor” (no original, “Sleepless In Seattle”), estrelado por Tom Hanks em 1993.
Ao longo do final do século 20 e início do século 21, o doce permaneceu popular nos Estados Unidos e em outros países. Um relatório de 2007 afirma que uma busca por “Tiramisù” rendeu cerca de 4,9 milhões de resultados no Google, enquanto outras sobremesas italianas tradicionais como cannoli (792.000 visitas) tiveram muito menos.
Hoje, o Tiramisù continua sendo muito comum nos cardápios de sobremesas italianas e é popular entre os consumidores em todo o mundo.

Quer aprender a preparar a versão original do doce? Então vamos lá!
Tiramisù Tradicional
Ingredientes:
1½ xícara (chá) de mascarpone (cerca de 350 g)
4 ovos
½ xícara (chá) de açúcar
¾ de xícara (chá) de café forte coado sem açúcar
¼ de xícara (chá) de conhaque (ou o licor de sua preferência)
30 biscoitos champanhe
cacau em pó a gosto para polvilhar
Modo de Preparo:
Pegue os ovos e separe as claras das gemas. Transfira as claras para uma tigela e as gemas para a tigela da batedeira. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada para aquecer as claras em banho-maria.
Acrescente ¼ de xícara (chá) do açúcar às gemas e bata até formar um creme claro – no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para bater de maneira uniforme. Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Transfira o creme para outra tigela e reserve. Lave e seque bem a tigela e o globo da batedeira.
Junte o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na panela do banho-maria. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver – cuidado para não cozinhar a clara. Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.
Transfira a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata até formar um merengue bem leve – cuidado para não bater em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Bata até o merengue formar picos. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.
Separe uma travessa retangular de cerca de 30 cm x 20 cm. Num prato fundo, misture o café com o licor. Molhe apenas um dos lados dos biscoitos no café com licor e transfira para a travessa, com o lado molhado virado para cima, um ao lado do outro até cobrir todo o fundo. Espalhe metade do creme sobre os biscoitos, cobrindo toda a superfície. Faça outra camada de biscoitos umedecidos e cubra com o restante do creme. Nivele com a espátula e leve à geladeira para firmar por pelo menos 6 horas (se preferir, monte a sobremesa, cubra com filme e deixe na geladeira de um dia para o outro). Na hora de servir, polvilhe com cacau em pó, passando por uma peneira fina.
Grazie Mille!
Comments