Omotenashi: a hospitalidade que vem do coração
- Chez Moi by AP
- 14 de jul.
- 2 min de leitura
Servir com cuidado e se antecipar às necessidades do próximo faz parte do dia a dia dos japoneses e encanta visitantes do mundo inteiro

No Japão, há uma palavra que descreve a cultura local da hospitalidade centrada no cuidado: omotenashi. Traduzida como “cuidar de todo o coração”, essa filosofia de vida é praticada pelos japoneses no dia a dia com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível, tanto em casa quanto em hotéis, restaurantes, comércio e eventos. Na prática, isso significa ir além da excelência e antecipar todos os desejos e necessidades do próximo antes mesmo que ele tenha de dizer algo, sem esperar nada em troca.
Embora faça parte do cotidiano dos japoneses, esse atendimento cuidadoso costuma se destacar ainda mais nas experiências culturais tradicionais, como nos ryokans (pousadas de estilo japonês), kaiseki (banquete japonês) e sado (cerimônia do chá). Este último costume é o que melhor representa o omotenashi. No centro do chakai (reunião do chá), o convidado tem todos os seus gestos e movimentos considerados pelo anfitrião, que prepara o chá com carinho e reverência.
Não existe um manual que ensine a arte do Omotenashi. Para praticá-lo, basta que o anfitrião esteja comprometido em antecipar as necessidades dos seus clientes. É preciso estar desarmado, com um sorriso sincero e procurar fazer o seu melhor, porém com sutileza. E além de tudo, ter o sentimento de gratidão para com o seu hóspede e/ou cliente.
Para entender a fundo o conceito de Omotenashi, é necessário vivenciá-lo. Omotenashi está por toda parte, não tem como fugir. Basta que você tenha sensibilidade para senti-lo. Por exemplo, assim que sentamos em um restaurante no Japão, somos servidos com água e uma toalhinha úmida (Oshibori) para nos limpar ou refrescar. Isso é Omotenashi.
As pessoas usam máscaras cirúrgicas para evitar o contágio de doenças para outras pessoas. Isso é Omotenashi. Os frentistas dos postos de gasolina limpam o para-brisa enquanto o carro do cliente é abastecido e após o serviço ser concluído, acompanham o motorista do cliente até a rua para ajudá-lo a entrar na via e seguir viagem. Isso é Omotenashi.
Outra coisa que chama a atenção dos turistas que vão ao Japão é a não cobrança de gorjeta por parte dos prestadores de serviço. Tal coisa é inadmissível no Japão. Para eles, não existe a necessidade de cobrar a mais por algo que já foi pago. A cortesia deve vir de coração e não por pensar que poderá ser recompensado pelo ato. Isso é Omotenashi.
Merci!
.png)



Comentários