As Paneleiras de Goiabeiras
- Chez Moi by AP
- 6 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Conheça a História por trás das tradicionais panelas de barro do Espírito Santo

Conhecido pelas belas praias, pelo povo hospitaleiro e pela irresistível moqueca capixaba, o estado do Espírito Santo reserva boas surpresas aos seus visitantes. Considerada um dos principais símbolos da cultura local a panela de barro, de fabricação artesanal, segue rompendo gerações e alcançou o posto de patrimônio cultural do estado, registrado inclusive pelo Iphan como Patrimônio Imaterial.
Recentemente estivemos por lá para uma imersão gastronômica e aproveitamos para visitar o Galpão das Paneleiras. Localizado na capital, Vitória, no bairro de Goiabeiras, o galpão é uma verdadeira viagem no tempo. Por lá é possível conhecer de perto como são feitas as panelas, e de quebra e aproveitar para comprar uma autêntica panela de barro capixaba!
O Galpão, que funciona desde os anos 90, pertence à Associação das Paneleiras e fica à beira do mangue-vermelho, de onde é extraído o barro para a produção das peças. São mais de quatro séculos de tradição, o que exige atenção e cuidado dos habitantes locais pois, segundo estudos de especialistas, o barro pode acabar em poucas décadas se o manejo não for equilibrado e consciente. Vale lembrar que a associação sustenta dezenas de famílias que vivem da venda das peças.
Ainda que não abrigue todos os associados, o local, além de ser ponto de encontro, produção e queima, é uma importante vitrine para os turistas que visitam e desejam compras as panelas. A relação com o ambiente circundante é o que mantém viva e ativa a tradição das paneleiras. O lugar é bastante simples, mas traz a oportunidade de acompanhar todo o processo de fabricação e comprar panelas de extrema qualidade e com os melhores preços da região.
O Galpão das Paneleiras fica no bairro de Goiabeiras, em Vitória, a cerca de três quilômetros da Praia de Camburi e da Praia do Canto, principal zona hoteleira da capital.
O local conhecido como "Paneleiras de Goiabeiras", pode ser visitado todos os dias. Funciona de segunda a sábado das 8h às 17h e domingo das 9h às 15h, com entrada gratuita.
Dica extra: Uma ótima maneira para conhecer as Paneleiras é através do passeio a Manguinhos, unindo a visita ao Galpão a um tour pelas praias do balneário que são perfeitas para se deliciar com a legítima Moqueca Capixaba "pé na areia".
Yorumlar